Os pisos vinílicos têm conquistado cada vez mais adeptos devido às facilidades que oferece, além da variedade de cores, estampas e padrões que simulam a madeira com fidelidade. Fácil de instalar e limpar, com propriedades térmicas e acústicas, resistente à riscos, fungos e bactérias, é um revestimento versátil, com alta durabilidade se algumas simples regrinhas de manutenção forem seguidas.
Por isso, confira 10 dicas essenciais para conservar a beleza do piso vinílico e prolongar a vida útil desse revestimento.
1- A limpeza frequente melhora a aparência do piso, aumenta a durabilidade e reduz o custo de conservação.
2- Na limpeza do piso use apenas detergente neutro para não estragar a superfície do piso.
3- Nunca utilize solventes e derivados de petróleo na limpeza ou remoção de manchas.
4- Utilize o mínimo de água possível na limpeza do piso.
5- Remova o detergente neutro do piso usando rodo e pano limpo ou mop-água.
6- Espere o piso secar totalmente antes de liberar o ambiente para uso.
7- A colocação de um capacho na porta de entrada do ambiente elimina até 80% dos resíduos que as pessoas trazem nas solas dos sapatos. Isso facilita a limpeza do dia a dia.
8- Use rodízios de poliuretano nos móveis para não danificar a superfície.
9- Proteja os pés dos móveis com feltro e evite arrastá-los durante o deslocamento, pois eles podem rasgar a superfície do piso.
10- A frequência da limpeza do piso vai depender o sistema aplicado, do uso do local e da intensidade de tráfego. Quanto mais movimentado é o ambiente, mais será necessário efetuar a limpeza.